quarta-feira, 20 de abril de 2011

O esoterismo



Esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar seu sentido supostamente oculto. O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.
Segundo Blavatsky, criadora da moderna Teosofia, o termo "esotérico" refere-se ao que está "dentro", em oposição ao que está "fora" e que é designado como "exotérico". Designa o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a "vestimenta" da doutrina, sua "decoração". Também segundo Blavatsky, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", pois todas foram inspiradas no que ela chamou de "Religião-Verdade".
Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável. Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo, ou seja, à busca de supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural.
Muitas doutrinas espiritualistas são também chamadas esotéricas.

Círculo de Energia
A mandala é uma palavra sânscrita e significa círculo, ou seja, concentração de energia. Repleta de cores, consiste um instrumento útil para recuperar o equilibrio físico, emocional e espiritual. Costuma também ser utilizada como objecto decorativo, através do feng shui, ao actuar a nível energético.



Interpretar os sonhos
Nos povos antigos, acreditava-se que os sonhos eram mensagens enviadas pelos deuses. Entretanto, investigações de especialistas sugerem que parte do que é recalcado no consciente, ao longo do dia, volta a "pairar" na mente durante o sono. Por exemplo, cair num abismo sugere medo e obstáculos. Beijar a cara-metade é sinal de entrada de dinheiro. Já sonhar com a morte indica afastar algo que atormenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário