quinta-feira, 21 de abril de 2011

Yin e Yang

De acordo com a filosofia oriental, o yin (preto) e o yang (branco) representam força, matéria e vida. Os mesmo são representados por um círculo dividido ao meio por um traço contínuo, que une as duas forças de energia.
Basicamente, o yin e o yang funcionam como a atracção dos opostos, ou seja, o negativo e o positivo. Contudo, são os dois indispensáveis, pois um não vive sem o outro, pelo que não será exagerado dizer que são inseparáveis.
Por se tratarem de diferentes formas de energia, não deve cair no erro de atribuir uma conotação boa ao yang e uma má ao yin. Assim sendo, o ideal será encontrar um ponto de equilíbrio entre ambos, de modo a manter corpo e mente saudáveis, viver feliz e alcançar o sucesso.

Forças complementares
Já pensou que, na realidade a vida é feita de constantes mudanças e evoluções e que, por esse motivo, tudo o que acontece implica sempre uma reacção? Ora, este símbolo representa um movimento contínuo, uma interacção de forças complementares, que influenciam todos os aspectos da vida. Assim sendo, não importa frisar que nada é totalmente yin ou yang, uma vez que estas duas forças são inseparáveis e transformam-se constantemente uma na outra.
No quotidiano, é possível determinar qual a energia que a domina no momento. Por exemplo, o yin é perceptível através de atitudes mais intuitivas, suaves e pacientes, enquanto o yang se encontra em evidência ao sentir-se maior espontaneidade, capacidade de decisão e energia.

Zelar pelo equilíbrio
Como já foi referido anteriormente, estas duas forças de energias têm aspectos positivos e negativos. Contudo, no seu conjunto, o yin e o yang podem resultar num equilíbrio harmonioso.
Ao que tudo indica, terapias alternativas, como acupunctura, meditação, yoga ou tai chi podem mesmo ajudar a manter o yin e o yang a permanecer em sintonia. Além disso, convém mudar a sua postura, pelo que aqui ficam alguns conselhos para alcançar esse objectivo e ser bem-sucedida:
- Aceite que o que acontece de bom ou mau na sua vida depende directa ou indirectamente de si;
- Evite fugir dos obstáculos ou dificuldades, uma vez que estes são mais força e ajudam a evoluir;
- Encare com naturalidade as mudanças que ocorrem na sua vida e no Universo;
- Confie plenamente na sua capacidade de raciocínio;
- Aprenda a dar mais aos outros, de modo a receber em igual proporção.





Características de yin: Inverno, Terra, Energia, Sombra, Passividade, Sedentarismo, Fragilidade, Inveja, Sensibilidade, Oposição e Frio.

Características de yang: Verão, Céu, Matéria, Luz, Iniciativa, Amor, Tolerância, Amizade e Calor.

2 comentários: